top of page

REGA

Husqvarna_logo_logotype_symbol.png
dewdrop-4445470_1920.jpg

Irrigação x rega manual

A rega ou irrigação é a forma artificial de aplicação de água às plantas. Nos jardins, ela é impor - tante tanto em épocas mais secas quanto para equilibrar a umidade em áreas de sombra, por exem - plo. Ela pode ser feita com regado - res portáteis, mangueiras e até mesmo sprinklers com aciona - mento automático. A única regra é evitar o desperdício de água e manter o equilíbrio de umidade no solo para evitar o surgimento de folhas amareladas, pragas e insetos.

Para projetar um sistema de irrigação, leve em conta as espécies plantadas, o porte e a localização das plantas para que não haja bloqueio dos jatos e aspersores

Quando, como e onde?

Saber quando e como regar pode fazer toda a diferença para a saúde e o aspecto do seu jardim. Como cada projeto inclui fatores únicos (como espécies, tipo de solo, clima e inclinação do terreno), não há uma regra mágica, mas alguns conselhos podem ajudar:

gardening-1645815_1280.jpg

Se você ainda está aprendendo as necessidades do seu jardim, dois truques podem ajudá-lo a determinar a quantidade de água necessária: O primeiro é colocar o dedo na terra e ver se ela está seca. Se estiver úmida, a rega pode esperar mais um pouco. O segundo é observar as folhas no final da tarde. Se estiverem murchas, é preciso aguar mais.

autumn-2759887_1920.jpg

Sempre que realizar processos mais profundos de manutenção – como a poda e a adubação –, finalize com uma rega. Depois destas ações, é normal que a planta exija mais umidade. IMPORTANTE: nunca regue antes destes processos, pois isto dificulta a prática.

ground-2128870_1920.jpg

O tipo de solo também influencia no padrão de regas. De forma geral, os solos arenosos pedem água com mais frequência, enquanto os argilosos requerem menos água. Regas bem-feitas estimulam o desenvolvimento das raízes. No entanto, a quantidade da umidade varia de acordo com os tipos de jardins.

watering-2389940_1920.jpg

A rega do seu jardim pode ter que ser setorizada. Além de diferenças entre as espécies, também respeite as plantas em áreas de sombra, que exigem menos água, já que sofrem menos com a evaporação.

garden-hose-413684_1920.jpg

Nunca regue as plantas com o Sol a pino. Prefira o início da manhã, o fim de tarde ou a noite, quando as perdas por evaporação são menores.

watering-can-3630281_1920.jpg

Proteger a terra e as raízes com serragem, cascas de árvores, folhas secas ou palha é outra opção para evitar a evaporação excessiva de água. Quanto menos o solo estiver exposto ao Sol, melhor.

orchid-2181044_1920.jpg

As plantas absorvem água pela raiz, portanto, nada de molhar apenas as folhas. Á água borrifada nestas áreas evapora mais rápido, não nutre a planta e ainda pode causar danos às espécies mais sensíveis, como a orquídea.

bottom of page